O papel da família e da escola, antes prioritariamente repressores, modificaram-se . Uma das principais diferenças refere-se à transmissão do conhecimento, pois antigamente, essa transmissão dava-se apenas na escola. Os valores e padrões de comportamento eram ensinados e cultivados em casa.
Atualmente, a família tem passado para a escola a responsabilidade de instruir e educar seus filhos e espera que os professores transmitam valores morais, princípios éticos e padrões de comportamento, desde boas maneiras até hábitos de higiene pessoal. Justificam alegando que trabalham cada vez mais, não dispondo de tempo e acreditam educar em sentido amplo é função da escola.
A escola afirma que o processo educacional depende, da atuação e participação da família, que deve estar atenta a todos os aspectos do desenvolvimento do educando.A responsabilidade pela formação ampla dos alunos que os pais transferiram para a escola, e isto a desviou da função de transmitir os conteúdos curriculares, sobretudo de natureza cognitiva. Com isso, ao invés de ter as famílias como aliadas, acaba afastando-as ainda mais do ambiente escolar e todos nela perdem.As escolas,abre o espaços para a participação das famílias/família e escola Família/educadores E para que isto de fato ocorra é preciso que sejamos capazes de construir de modo coletivo uma relação de diálogo mútuo, onde cada parte envolvida tenha o seu momento de fala, onde exista uma efetiva troca de conhecimento.
Por parte da escola: respeito pelos conhecimentos e valores que as famílias possuem, evitando qualquer tipo de preconceito e favorecendo a participação dos componentes da instituição familiar em diferentes oportunidades, estimulando o diálogo com os pais e possibilitando-lhes, também, obter um ganho enquanto sujeitos interessados em evoluir e se aperfeiçoar e como seres humanos e cidadãos.
quarta-feira, 30 de julho de 2008
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